quarta-feira, maio 04, 2011

Jesus apresentado no templo

                             A Quem Escolhe Deus 
     Essa apresentação no templo só se limitava aos primogênitos, e tinha por fim comemorar um acontecimento ocorrido num longínquo passado.
     Quando os filhos de Israel gemam na servidão do Egito, Deus lhes enviou Moisés a fim de libertá-los.Moisés teve ordem de dirigir-se a Faraó, e de falar -lhe nestes termos:
      ''Assim diz o Senhor:Israel é meu filho,meu primogênito.  ... Deixa ir Meu filho para que me sirva;mas  se te recusares a deixá-lo ir,eis que Eu matarei a teu filho, o teu primogênito''.¹
       Moisés levou ao rei essa mensagem; este,porém,lhe respondeu:'' Quem é o Senhor cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o Senhor, nem tão pouco deixarei ir a Israel.''²
       Enviou então o Senhor pragas sobre o Egito, a última das quais constitui na morte do primogênito de cada família, desde o do rei até o do mais humilde operário.
       Falou pois o Senhor a Moisés ordenando que cada família degolasse um cordeiro,pondo parte do seu sangue sobre ambas as ombreiras  e a lumieira  de suas portas.Esta precaução devia ser  tomada para o anjo ex terminador passasse por alto as suas habitações , ferindo somente os cruéis e orgulhosos egípcios.
       O sangue desse cordeiro,que era também denominados '' páscoa'', simbolizava o sangue e Cristo que, a seu tempo , Deus havia de enviar ao mundo para do mesmo modo ser morto pelos nossos pecados, para que todos aqueles que Nele cresse fosse salvo da morte eterna. Cristo é chamada a ''nossa Páscoa''. Ele foi oferecido por nós '' desde a fundação do mundo''.³
        Na  apresentação do seu primogênito ao Senhor cada familia devia lembrar-se de como os filhos de seus pais tinham sido salvos da praga, e de como todos podem ser salvos do pecado e da morte eterna.
         Cada menino era apresentado no Templo era pelo sacerdote tomado nos braços e assim solene mente dedicado ao Senhor, sendo seu nome inscrito no rolo ou no livro,que tinha os nomes dos primogênitos de Israel. Do mesmo modo todos que são salvos pelo sangue de cristo terão seus nomes inscritos no livros da vida.
      José e Maria levaram Jesus ao sacerdote, em obediência à lei, Todos os dias acudiam pais para fazer a apresentação do seu primogênito, pelo que o sacerdote  nenhuma  particularidade  notou em Jesus e Maria. Para ele eram simples gente operária da Galiléia.
      No menino reconheceu apenas uma frágil criança de peito, Longe estava de adivinhar  nele o Salvador do mundo.Entretanto o Sacerdote podia ter sabido se estivesse em uma ótima relação com Deus.
       Achavam - se  nessa mesma  ocasião   no Templo dois fiéis ministros de Deus. Servo encanecidos no serviço do Senhor, gozavam de sua particular estima, sendo-lhes reveladas coisas que aos orgulhosos sacerdotes não era dado saber.

  1.       Iluminava o rosto do pequeno Jesus uma luz suave divina e Simeão, tomando - O nos braços , louvou a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário