sábado, março 12, 2011

O ÉDEN

                         Existiu realmente um Jardim Do Éden

   Por que há dúvidas sobre isto? A filosofia talvez tenha parte da culpa.Por séculos,os teólogos
acreditaram que o Jardim de Deus ainda existia em algum lugar.No entanto,a cristandade foi influenciada por filósofos gregos como Platão e Aristóteles, que afirmava que nada na Terra podia ser perfeito. A perfeição só poderia existir no céu. Assim , pensavam os teólogos,o paraíso original tinha de estar mais próximo do céu.*Alguns diziam que o jardim ficava no cume de um monte extremamente alto,um pouco acima dos limites deste planeta degradado;outros , que ele ficava no  Polo  Norte ou no Polo Sul; ainda outros, que ficava na Lua ou perto dela.Não é de admirar que o conceito geral do Éden ganhasse uma aura de fantasia.
   Alguns eruditos da atualidade acham que é tolices se preocupar com a localização geográfica 
do Éden, pois afirmam que esse lugar nunca existiu.
    No entanto, a Bíblia não retrata o Jardim dessa maneira. Em Gênesis 2:8-14 somos informados de vários detalhes sobre esse lugar. Ele ficava na parte oriental da Região chamada Éden era regado por um rio que se tornou nascente de outros quatro rios.Todos tinham nome,e a Bíblia fornece uma breve descrições de seu curso.Há muito tempo esses detalhes intrigam os eruditos,muitos dos quais têm pesquisado minuciosa mente essa passagem bíblica  em busca de indicios  da localização atual  desse lugar antigo.Mas eles chegaram a inúmeras conclusões contraditórias.Será que isso significa que a descrição física do Éden, de seu Jardim e de seus rios é falsa ou mítica ?
    Pense no seguinte: os eventos no jardim do Éden ocorreram uns 6mil anos atrás. Moisés os colocou  por escrito , ele talvez tenha baseado em relatos orais ou até mesmo em documentos que já existiam. Além disso, Moisés escreveu uns 2500 anos depois dos acontecimentos. O Éden já era história antiga.Será que pontos de referência,como por exemplos rios, podem  mudar ao longo de dezenas de séculos?
A crosta terrestre é dinâmica,está sempre em movimento .A região que provavelmente incluía o Éden fica num cinturão de terremotos
-região que hoje é responsável por cerca de 17% do maiores terremotos do mundo. Nessas áreas, mudanças são regra, não a exceção.Além do mais,o Dilúvio dos dias de Noé pode ter alterado a topografia de tal modo que simplesmente não é possível saber hoje  qual era seu aspecto original.
  Mas temos conhecimento de alguns fatos:O relato de Gênesis fala do jardim do Éden com um lugar que realmente existiu. Dois do quatro rios mencionados - o Eufrates e o Tigre, ou Hídequel - ainda existem,e algumas de suas nascentes ficam bem próxima umas das outras. O relato fornece até mesmo o nome das terras por onde esse rios passavam e dá detalhes sobre riquezas naturais bem conhecidas primeiras a ler esses relatos, esse detalhes eram muito úteis.
     Será que mitos e contos de fada são assim?
Ou eles tendem a omitir detalhes que poderiam ser facilmente confirmados ou negados?
'' Era uma vez ,numa Terra distante....'' é uma forma comum de começar um conto de fadas.Mas histórias reais costumam incluir detalhes relevantes,como acontece com o relato do Éden.

Nenhum comentário:

Postar um comentário