sábado, janeiro 15, 2011

Jovem de Cristo !

 Adolescência x Religião

Curiosamente, em meio a tantos questionamentos, reivindicações e incertezas, tem-se verificado que diferente do que se esperava, está confirmado, e cada vez mais, que este período é o mais fértil em termos de conversões religiosas.
Os assuntos ligados a religião são de grande interesse, e seus conceitos aprofundados e postos a prova. É na adolescência que a religião tem que conseguir se explicar.
É a época em que a maioria dos líderes religiosos decidiu se tornar ministros ou missionários. É a melhor fase da vida para se firmar os valores da religião e do relacionamento com Deus. O adolescente quer significado em sua vida, e buscam na religião respostas para estas questões:
A rebeldia de alguns adolescentes, com relação a vida religiosa, ocorre muitas vezes, porque querem que ele cumpra, ou seja, responsável por uma prática religiosa que ele não vê em ninguém.
Muito se fala, pouco se vive.

 Vida do Cristão adolescente:

Uma vida com propósito.
Você sabe o que é propósito? Você tem um propósito em sua vida? “Propósito” é quando temos um objetivo, um alvo a ser atingido. Você já nasceu com esse propósito, mas você sabe qual é o seu alvo? Espero que sua resposta seja única: Jesus.
Mas como ser um adolescente com propósito em uma época de tantas pressões? Esta é uma pergunta que, constantemente, vem à mente dos adolescentes. Não há como negar que as pressões do mundo sobre a vida do adolescente cristão aumentam a cada dia. Por onde passa, há uma “porta larga” esperando por ele. Manter um adolescente dentro da igreja hoje não é tarefa fácil. A concorrência com o mundo lá fora é grande e, na maioria das vezes, desleal, pois tudo é colocado de forma a atraí-los. Perseverar até o fim deve ser o propósito de cada um. O adolescente precisa ser estável espiritualmente falando, precisa fazer parte de uma geração radical que não se corrompe com o mundo. Pois assim está escrito: “[...] para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo [...]” (Fp 2.15).
Sendo assim, quero colocar alguns passos importantes para que você, adolescente, caminhe em direção a uma vida com propósito diante de Deus:

- Amizade do Cristão adolescente:

Mas o que é um amigo? É alguém que adquire sua confiança por causa da convivência, alguém que sempre fala a verdade pra você, alguém que o ama e o respeita apesar dos seus defeitos, alguém que sente sua falta. Conhece alguém assim? O amigo é alguém que nunca deixa de amar, e se faz presente na angústia, como um irmão (Provérbios 17:17).

Encontrar um amigo é o grande dilema da adolescência! Por viver intensamente, o adolescente encontra todos os dias muitas pessoas: colegas, conhecidos, primos, irmãos em Cristo, vizinhos... mas achar um amigo de verdade, não é tão fácil. É possível que você esteja amargando uma situação difícil por ter confiado em alguém que o decepcionou, e isso fez você concluir que não existem amigos, não se pode confiar em ninguém.
Por esse motivo, ao escolher as suas amizades, o adolescente cristão deve estar atento a alguns fatores que poderão influenciar sua vida para sempre, e deve ter cuidado com as amizades mundanas, pois a Bíblia afirma que as más conversações corrompem os bons costumes (I Coríntios 15:33), por isso, permanecer em companhia de pessoas erradas pode influenciar negativamente uma vida promissora. Quantos já deixaram de lado o bom costume de orar, de ler a Bíblia, de freqüentar as reuniões, de cantar louvores, e de evitar o pecado, por causa da influência de amigos que não têm o temor de Deus?
Não que haja problema em se ter amigos descrentes, mas é melhor que os melhores amigos de um cristão sejam cristãos, pois há um tipo de ajuda que somente esses podem lhe dar, a ajuda espiritual. Vale lembrar ainda que a amizade possa ser a chave da evangelização, por isso se você tem um amigo descrente, leve-o a Cristo, antes que ele o puxe para o mundo, o que é bem mais fácil.


Namoro do Cristão adolescente:

Uma Análise sincera do comportamento dos jovens e adolescentes no Século XXI por volta dos anos oitenta, um novo tipo de comportamento tomou conta dos jovens e adolescentes brasileiros. Em nome da liberdade e do amor, moças e rapazes começaram a desenvolver em seus relacionamentos vínculos afetivos descompromissados onde o chique era “ficar” com alguém. Na verdade, “ficar” com alguma pessoa se caracterizava pela ausência de compromisso, de limites e regras claramente estabelecidos. Para os “ficantes” O tempo da “ficada” variava de uma única noite a até mesmo algumas semanas ou meses. Hoje, um novo tipo de comportamento tem marcado nossos jovens e adolescentes, a “pegação”. Na pegação o que vale é “pegar” várias pessoas na mesma noite, sem que, contudo isto implique em “ficar” com uma pessoa somente. Ultimamente esse procedimento tem sido encarado com a maior naturalidade pelos jovens das grandes cidades. Existem alguns adolescentes que testemunham efusivamente sobre a grande quantidade de beijos na boca dados e recebidos numa festa. Aliás, diga-se de passagem, o número de festas onde centenas de pessoas se reúnem com o propósito único e exclusivo de Beijar, tem se multiplicado assustadoramente em todo território nacional. Para estes é a quantidade de beijos na boca que indica se a balada foi boa ou não.
Muitos jovens e adolescentes desta geração estão sofrendo daquilo que chamam de “síndrome de “beija Flor”, cujo objetivo é voar de “flor em flor” em busca do maravilhoso néctar do beijo. Diante do quadro que se apresenta, torna-se importante que entendamos que ao beijar várias pessoas, dentre estas, muitas desconhecidas, o adolescente corre o risco de adquirir várias doenças, incluindo as sexualmente transmissíveis.
Uma dessas doenças, a mononucleose, recebeu como nome popular “doença do beijo”. A Mononucleose é causada pelo vírus Epstein-Barr (VEB) e, depois de um período de incubação de 30 a 45 dias, a pessoa pode permanecer com vírus para sempre no organismo. Mononocleose pode ser uma doença assintomática, ou apresentar sintomas que incluem: fadiga, dor de garganta, tosse, inchaço dos gânglios, perda de apetite, inflamação do fígado e hipertrofia do baço. As “ficações” e “pegações” contribuem para o adoecimento da alma de nossos adolescentes. 


3 comentários:

  1. DEUS É PODEROSO INFELIZMENTE SATANÁS TAMBÉM É, A ÚNICA DIFERENÇA É QUE O SEGUNDO VAI PERDER A BATALHA FINAL QUE NÃO ESTÁ MUITO LONGE.

    ISSO SE OBSERVA PELOS SINAIS QUE A NATUREZA DE NOSSO PLANETA TERRA ESTÁ SOFRENDO.

    ISSO PRA MIN JÁ NÃO ERA NOVIDADE

    ResponderExcluir
  2. A PALAVRA DIZ
    " E FICARÃO DE FORA OS CÃES:
    OS IDÓLATRAS, OS FEITIÇEIROS, OS FURNIQUEIROS,OS HOMICIDAS E TODOS AQUELES QUE AMAM E COMETEM A MALDADE".

    ESSES PECADOS DE RELACIONAMENTO "HETEROSSESSUAL", ANTES DO CASAMENTO NÃO É NADA COMPARADO A ESSES QUE A PALAVRA MENCIONOU.

    É NATURAL DO SER HUMANO SENTRI-SE ATRAÍDO PELO SEXO OPOSTO, BASTA APENAS EM ALGUM MOMENTO DA VIDA O INDIVÍDUO OU INDIVÍDUA MUDAR SEU ESTILO DE VIDA AVENTUREIRA PARA UMA VIDA CRISTÂ, E NÃO COMETER MAIS ESSES PEQUENOS PECADOS COMPLETAMENTE HUMANOS.

    MARIA DE MADALENA ERA MERETRIZ E CRISTO A PERDOOU E A MESMA NÃO COMETEU MAIS O MESMO ERRO!

    É SÓ DEPOIS FAZER UM SINCERO CONCERTO COM CRISTO E NÃO ERRAR MAIS.

    LEMBRANDO QUE ERRAR É HUMANO, PERMANECER NO ERRO É BURRICE!!!!!

    ResponderExcluir
  3. QUANTO AS DOENÇAS CABE AOS ADOLESCENTES OU JOVENS OU SEJA LÁ QUEM FOR TOMAR CUIDADO, SE FOR "PEGAR" OU "FICAR",QUE SEJA SELETIVO, OBSERVAR MELHOR O ESTILO DE VIDA DO INDIVÍDUO(A), PARA DEPOIS ARTAVESSAR O FAROL (VERDE) COM CONFIANÇA DA PRÓPIA SAÚDE, TUDO COM SABEDORIA E ENTEDIMENDO QUE DEUS POR MISERICÓRDIA NOS OFERECE.

    NÃO É TÃO DIFÍCIL SE ESQUIVAR DAS CILADAS DO ADVERSÁRIO DE NOSSAS ALMAS. BASTA APENAS TER O CONHECIMENTO DAS AÇÕES E PRECAUÇÕES, ATOS E CONSEQUÊNCIAS, DEIXAR DE LADO AQUELA FILOSOFIA " AH ISSO NUNCA ACONTECERÁ COMIGO", PORQUE ACONTECE E SEMPRE ACONTECERÁ COM QUEM PERMANECE NO ERRO!

    A MESMA CHUVA QUE MOLHA A CABEÇA DO OUTRO É A MESMA QUE MOLHA A SUA, A MINHA, A NOSSA!

    SEJAM ESPERTOS!!!!

    ResponderExcluir